Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Programação Paralímpica: 118 halterofilistas disputam 1ª Fase do Circuito Loterias Caixa 

Mariana D’Andrea é uma dos halterofilistas que estarão na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade | Foto: Ricardo Moreira/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) organiza neste final de semana, 4 e 5 de março, a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo de 2023. Ao todo, 118 atletas se inscreveram para a primeira competição da modalidade do ano, que acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Medalha de ouro na categoria até 73 kg nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a halterofilista paulista Mariana D’Andrea, 25, está entre os inscritos. 

“Em 2023, temos o Mundial de Dubai, em junho, e os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro. É importante termos uma competição, logo agora, no começo do ano, para entrarmos o mais rápido possível em ritmo de competição”, disse a paulista de Itu.

O evento, que terá transmissão pelo YouTube e Facebook do CPB, será dividido da seguinte forma: 

Sábado, 4 de março

8h: Feminino -41kg, -45kg, -50kg; 
8h45: Feminino – 55kg; 
9h35: Masculino -49kg;
10h35: Masculino -54kg;
11h15: Masculino – 59 kg;
14h: Feminino – 61kg, – 67kg
14h45: Feminino – 73kg, – 79kg;
15h45: Feminino – 86kg, + 86kg; 
16h40: Masculino – 65 kg;
17h40: Masculino – 72 kg;
18h35: Masculino – 80 kg.

Domingo, 5 de março
8h: Masculino – 88kg;
9h15: Masculino – 97kg;
10h: Masculino – 107 kg;
10h50: Masculino + 107 kg. 

Semanas de treinamentos
Além da 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo, o CT Paralímpico recebe mais de 100 atletas em fases de treinamentos de seis modalidades: atletismo, bocha, futebol de cegos, judô, natação e tênis em cadeira de rodas.

Entre os atletas presentes, há campeões paralímpicos nos Jogos do Tóquio 2020, como os nadadores Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Carol Santiago e Talisson Glock, além da judoca Alana Maldonado e dos jogadores da Seleção Brasileira de futebol de cegos. 

Medalha de ouro para Vitor Tavares
O paranaense Vitor Tavares, da classe SH6 (baixa estatura), conquistou o ouro nas duplas masculinas no Internacional de badminton paralímpico de Vitória, Espanha, neste sábado, 25. 

Ele e o norte-americano Miles Krajewski venceram todos os três confrontos que disputaram em solos espanhóis. O último duelo foi diante dos peruanos Nilton Ignacio e Hector Tunque: 2 sets a 0 (parciais 21/13 e 21/12) em 25 minutos de jogo. 

Na estreia da competição, o brasileiro e o norte-americano venceram os canadenses Wyatt Lightfoot e Justin Kendrick, também por 2 sets a 0 (parciais 21/7 e 21/19). No segundo confronto, derrotaram o francês Maxime Greboval e o espanhol Ivan Segura Escobar: outro resultado de 2 sets a 0 (parciais 21/13 e 21/17). 

Já na chave de simples, o paranaense foi eliminado nas quartas de final pelo britânico Krysten Coombs, nesta sexta-feira, 24, ao perder por 2 sets a 0 (parciais 21/13 e 21/8).

Goalball, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado e atletismo
As Seleções Brasileiras feminina e masculina de goalball, base e adulta, foram convocadas para a segunda fase de treinos do ano, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Dezoito atletas das equipes adultas feminina e masculina foram chamados para a sequência da preparação para as competições como os Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham, Inglaterra, em agosto, e os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, em novembro, no Chile. Eles ficarão no CT, na capital paulista, de 6 a 13 de março. Já os jovens vão para a segunda fase de treinamento na semana seguinte, entre os dias 18 e 24 de março.

No mesmo período, as Seleções Brasileiras de basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado (equipe feminina), bem como velocistas também estarão no local. 
 

Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem. 
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O badminton é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O judô é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 

Os atletas Alana Maldonado, Carol Santiago, Gabriel Araújo, Gabriel Bandeira, Lúcia Araújo, Mariana D’Andrea, Talisson Glock e Vitor Tavares são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
Os atletas Alana Maldonado, Lúcia Araújo, Mariana D’Andrea e Talisson Glock são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery