Conheça as normas para a submissão de trabalhos, formatação dos resumos expandidos e apresentação de trabalhos no V Congresso Paradesportivo Internacional.

  1. Poderão ser submetidos somente trabalhos de PESQUISAS INÉDITAS, correlacionados às orientações temáticas do evento:

VER ORIENTAÇÕES TEMÁTICAS

  1. Os textos dos trabalhos deverão estar obrigatoriamente no formato de RESUMO EXPANDIDO (ver normas de formatação).
  1. O texto do trabalho submetido deverá ser redigido em um dos idiomas, a seguir: português ou inglês ou espanhol.
  2. Os trabalhos aceitos poderão ser apresentados na forma de pôster ou apresentação oral. A definição da forma de apresentação será determinada pela Comissão Científica, tendo por critério principal a qualidade e pertinência do trabalho em relação à orientação temática selecionada pelo autor. A forma de apresentação será informada pela comissão cientifica, juntamente com a aprovação do trabalho.
  3. Será aceito apenas um trabalho como primeiro autor, não havendo limitações para coautorias.
  4. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 5 (cinco) autores.
  5. Os trabalhos serão avaliados por, pelo menos, dois membros da Comissão científica do evento, cujos pareceres finais não serão enviados aos autores.
  6. Os trabalhos enviados devem ser inéditos.
  7. Os resumos expandidos serão de responsabilidade exclusiva dos autores e os direitos, inclusive de tradução, são reservados.
  8. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento, e os direitos autorais transferidos para a organização do evento.
  9. As pesquisas enviadas deverão levar em consideração os aspectos éticos vinculados às experiências científicas com seres humanos ou animais. Deve-se indicar no texto que os consentimentos dos sujeitos estudados (amostra) foram obtidos e os procedimentos éticos (humanos e animais) foram respeitados e estão de acordo com legislação vigente.
  10. Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente através do site do evento, em arquivo Word for Windows versão 6.0 ou superior.
  11. Última data para submissão: 31 agostode 2016. O aceite do trabalho será divulgado na página do evento a partir do dia 15 de setembro de 2016.
  12. Prazo limite de pagamento da taxa de inscrição para o trabalho ser publicado nos anais é 30 de Setembro de 2016.
  13. Qualquer dúvida entre em contato com a Comissão Científica pelo e-mail:congresso@cpb.org.br
  • Os resumos expandidos, enviados à submissão/publicação deverão ter entre 4 e 6 páginas, A4 (210 x 297 mm), no modo retrato, digitados em Word for Windows versão 6.0 ou superior.
  • Deverá ser utilizado fonte Arial 12, com espaçamento entre linhas 1,5. Margens superior e inferior, esquerda e direita de 2 cm.
  • O texto deverá ter alinhamento “justificado”, exceto os itens: Título, Autores, Palavras-chave.
  • As ilustrações (quadros, tabelas ou figuras) deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica, sendo inseridas no texto e compatíveis com o Word 2003 ou superior.
  • As ilustrações deverão ser identificadas com legenda (abaixo da ilustração) e citadas no texto, com a inicial em letra maiúscula, tais como Quadro 1, Quadro 2, Tabela 1, Tabela 2.
  • As citações devem seguir o sistema autor-data, conforme norma NBR 10520 (ABNT, 2002).
  • O trabalho completo deverá conter os seguintes itens: Título, Autores, Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Conclusão e Referências. Todos descritos em sequência, em espaço único entre eles, conforme abaixo:

TÍTULO: caixa alta, negrito, centralizado.

AUTORES: após o título, alinhar à margem direita, o nome completo do primeiro autor, seguido pelo nome esigla da instituição a qual está filiado, na mesma linha. Nas linhas subsequentes, citar o nome de cada coautor, e a instituição e respectiva sigla a que estão filiados. Após os autores, citar em linha nova o e-mail do primeiro autor.

RESUMO: Deverá ser constituído por no máximo 200 palavras, contendo descrição breve do objetivo, metodologia, resultados, conclusões, em um único texto.

Palavras-Chave: Até 3 termos; alinhado à margem esquerda.

INTRODUÇÃO: Deverá apresentar o problema do estudo acompanhado do (s) objetivo (s).

MÉTODOS: Indicar o método de pesquisa, instrumentos, amostra ou sujeitos, caracterizando os procedimentos utilizados para atingir os objetivos do estudo e análise estatística utilizada.

RESULTADOS: descrever os achados mais relevantes.

CONCLUSÃO: apresentar a contribuição para o avanço da área e estudos posteriores.

REFERÊNCIAS: devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), expressas na norma NB66 (NBR 6023). Nas referências citar todos os autores, não usar termo “et al.” exemplo:

LACROIX, A. Z.; LEVEILLES, S. G.; HECHT, J. A.; GROTHAUS, L. C.; WAGNER, E. H. Does walking decrease the risk of cardiovascular disease hospitalizations and death in older adults? Journal American Geriatric Social, v. 44, n. 2, p. 113-120, 196.

MODELO DE RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Cada trabalho apresentado no congresso (comunicação oral ou pôster) receberá apenas um certificado, independentemente do número de autores inscritos no evento.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

  1. As apresentações orais serão realizadas no dia 28 de outubro de 2016 (Sexta-Feira) das 14:00 às 15:00, em locais indicados posteriormente pela coordenação do evento.
  2. A duração máxima de cada comunicação oral será de 15 minutos, sendo disponibilizados até 10 minutos para exposição oral e 5 minutos para discussão.
  3. Os apresentadores terão disponíveis somente um equipamento de informática (PC) e um data show.
  4. Os apresentadores de todas as comunicações previstas para cada sala deverão estar presentes, no mínimo, 15 minutos antes do início da respectiva seção para inserção e testagem dos slides. Após o início da seção não será permitido inserir e testar os slides.
  5. Em cada seção haverá, no mínimo, um coordenador na mesa para organizar e auxiliar nas apresentações.
  6. Os certificados das apresentações realizadas serão entregues aos respectivos apresentadores somente no final da seção.

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

  1. As apresentações de Pôsteres serão realizadas em locais indicados pela coordenação do evento.
  2. Cada pôster deverá ter 0,90m de largura e 1,20m de altura.
  3. Na organização do Pôster os autores deverão incluir: Título do trabalho; Autores; E-mail para contato (primeiro autor); Introdução; Objetivos; Procedimentos Metodológicos; Resultados; Considerações Finais; e Referências.
  4. Os certificados de apresentação dos pôsteres serão entregues aos respectivos apresentadores somente no final da seção.
  5. Os apresentadores deverão cumprir os seguintes horários para fixação, apresentação e retirada dos pôsteres:

Sessão de Pôsteres (Domingo, 30 de outubro de 2016)

Fixação: 11h00 às 11h30
Apresentação: 12h00 às 13h00 (o apresentador deverá permanecer ao lado de seu pôster durante esse período)
Retirada: 17h00 às 18h00.