1. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Prezado pesquisador, leia com atenção as normas de submissão para que seu trabalho não seja negado por não estar de acordo com as regras do Congresso.

a) Somente serão aceitos trabalhos no formato resumo expandido (ver item “3. NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS”).

b) Para que seu trabalho seja submetido a análise o primeiro autor deverá estar inscrito no VI Congresso Paradesportivo Internacional.

c) Cada trabalho aceito e apresentado no congresso receberá apenas um certificado, independentemente do número de autores inscritos no evento.

d) A definição da forma de apresentação – comunicação oral ou pôster – será determinada pela Comissão Científica, tendo por critério principal a qualidade e a pertinência do trabalho em relação à área temática escolhida pelo autor.

e) Uma vez aprovado o autor obterá a Carta de Aceite e saberá a forma de apresentação pelo site do evento.

f) Poderão ser submetidos somente trabalhos de PESQUISAS INÉDITAS correlacionados às áreas temáticas do evento.

g) O texto do trabalho submetido deverá ser redigido em um dos idiomas: português, inglês ou espanhol.

h) Será aceito apenas um trabalho como primeiro autor, não havendo limitações para coautorias.

i) Cada trabalho poderá ter, no máximo, 5 (cinco) autores.

j) Os trabalhos serão avaliados por membros da Comissão Científica do evento cujos pareceres finais não serão enviados aos autores.

k) Os trabalhos enviados devem ser inéditos.

2. CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DOS TRABALHOS

a) Serão considerados: conteúdos, objetividade, atendimento a temática, observação às normas técnicas específicas e respaldo bibliográfico. Os trabalhos serão avaliados por pareceristas “ad hoc”, cuja decisão não caberá recurso.

b) Os Casos Omissos serão resolvidos pela Comissão Científica do Congresso – CCC.; ouvida a Comissão Organizadora e o Coordenador do Congresso, quando necessário, decidirão quanto a aprovação ou reprovação, independente de justificativa apresentada pela parte interessada. A CCC terá autonomia e poder decisório para resolver qualquer problema pertinente a sessão científica. Uma vez decidido pela aprovação ou reprovação do trabalho submetido ao VI Congresso Paradesportivo Internacional não serão aceitas quaisquer mudanças nos trabalhos já enviados.

c) Os participantes oficialmente inscritos no Evento concordam em cumprir todas as normas e determinações dos organizadores e os isentam de qualquer responsabilidade quanto aos conteúdos dos trabalhos apresentados. Firmando que os conteúdos são de inteira responsabilidades do autor, coautor(es) e orientador(es).

d) As Regras de Apresentação de trabalhos estabelecidas deverão ser respeitadas. A Academia Paralímpica Brasileira não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos trabalhos, que serão exclusivamente do(s) autor(es), orientador(es) e Instituição(ões); bem como pelo recebimento ou não de trabalhos.

e) O autor e demais autores garantem que o trabalho ora apresentado não infringe qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros e que o trabalho será apresentado por um dos autores, durante o VI Congresso Paradesportivo Internacional, na data previamente informada. Qualquer um dos autores poderá apresentar o trabalho e também transfere os direitos autorais para publicação nos Anais do Evento.

f)As pesquisas enviadas deverão levar em consideração os aspectos éticos vinculados às experiências científicas com seres humanos ou animais.

g) Deve-se indicar no texto que os consentimentos dos sujeitos estudados (amostra) foram obtidos e os procedimentos éticos (humanos e animais) foram respeitados e estão de acordo com legislação vigente.

h)  Os resumos expandidos deverão ser submetidos exclusivamente através do site do evento, na Área do Participante, por meio do “FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE PROPOSTA DE TRABALHO”.

i) O sistema unirá as informações preenchidas nos campos:Título, Autores, Resumo, Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão e Referências e gerará, a partir do sistema de inscrição online e um template, o formato final do Resumo Expandido.

j) É fundamental o cuidado para o preenchimento completo e correto de nomes e referências. Estas mesmas informações também serão utilizadas para a geração dos certificados. Caso seja necessária a emissão de novo certificado em razão de erros de digitação, será cobrada uma taxa adicional.

k) No caso de estudantes, cabe ao professor-orientador revisar o texto a ser inscrito no Evento. Os resumos aceitos integrarão os Anais do Evento e serão publicados exatamente como forem enviados, sem qualquer modificação ou correção.

l) Última data para submissão:31 agosto de 2018. O aceite do trabalho será divulgado na página do evento a partir do dia 15 de setembro de 2018.

m) Uma vez que o trabalho seja aprovado para publicação há uma data limite para o pagamento da taxa de inscrição que será 28 de setembro de 2018. O não pagamento implicará na exclusão do trabalho dos anais do Evento.

Qualquer dúvida entre em contato com a Comissão Científica pelo email: comissaocientifica@cpb.org.br

3. NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

Os resumos expandidos, enviados à submissão/publicação deverão apresentar rigor teórico-metodológico e atender as normas abaixo:

a) O resumo expandido deve ter como limite máximo até 10 mil caracteres;

b) Se o texto tiver um número superior a este limite, a opção “salvar” não funcionará.

c) Deverá ser utilizado fonte Arial 12, com espaçamento entre linhas 1,5cm. Margens superior e inferior, esquerda e direita de 2cm.

d) O texto deverá ter alinhamento “justificado”, exceto os itens: Título, Autores, Palavras-chave.

e) Não serão aceitos resumos expandidos com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário descrever por extenso);

f) As citações devem seguir o sistema autor-data, conforme norma NBR 10520 (ABNT, 2002).

g) O trabalho completo deverá conter os seguintes itens: título, autores, resumo, introdução, objetivos, métodos, resultados, considerações finais, palavras chaves, agradecimentos institucionais e referências. Todos descritos em sequência, conforme abaixo:

Área temática: Selecionar a área temática do trabalho.

Título do trabalho: limite máximo de 250.

Autores: inserir o nome dos autores do trabalho de acordo com o seguinte padrão: (Nome Completo – Instituição). Usar uma linha para cada autor, separando autor e instituição com hífen).

Décio Roberto Calegari – Universidade Estadualde Maringá
VaniltonSenatore– Comitê Paralímpico Brasileiro
Cláudio Dhiel Nogueira – Comitê Paralímpico Brasileiro

O nome indicado como primeiro da lista é o do autor principal e, o último, deve ser destinado ao orientador (quando for o caso).

Resumo: deve ser elaborado em parágrafo único e conter no máximo de 200 palavras ou 1500 caracteres.

Introdução: limite máximo de 1500 caracteres. Não são permitidas tabelas, figuras e quadros.

Objetivo: limite máximo de 1000 caracteres. Não são permitidas tabelas, figuras e quadros.

Métodos: limite máximo de 1000 caracteres. Não são permitidas tabelas, figuras e quadros.

Resultados: limite máximo de 2500 caracteres. Não são permitidas tabelas, figuras e quadros.

Considerações Finais: limite máximo de 1000 caracteres. Não são permitidas tabelas, figuras e quadros.

Palavras-chave: limite máximo 4 palavras chave.

Agradecimentos Institucionais: limite máximo de 250 caracteres.

Referências: limite máximo de 1000 caracteres e de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), expressas na norma NB66 (NBR 6023). Nas referências citar todos os autores, não usar termo “et al.” exemplo:

4. DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

a) As apresentações orais serão realizadas no dia 2 de novembro de 2018 (sexta-feira), das 13h30 as 15h30, em locais indicados posteriormente pela coordenação do evento.

b) A duração máxima de cada comunicação oral será de 15 minutos, sendo disponibilizados até 10 minutos para exposição oral e 5 minutos para discussão.

c) Os apresentadores terão disponíveis somente um equipamento de informática (PC) e um data show.

d) Os apresentadores de todas as comunicações previstas para cada sala deverão estar presentes, no mínimo, 15 minutos antes do início da respectiva sessão para inserção e teste dos slides. Após o início, não será permitido inserir e testar os slides.

e) Em cada sessão haverá, no mínimo, um coordenador para organizar e auxiliar nas apresentações.

f) Os certificados das apresentações realizadas serão disponibilizados no site do evento, na seção “Comprovantes”, na “Área do Participante”.

5. DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

a) As apresentações de Pôsteres serão realizadas em locais indicados pela coordenação do evento.

b) Cada pôster deverá ter 0,90m de largura e 1,20m de altura.

c) Na organização do pôster, os autores deverão incluir: título do trabalho; autores; e-mail para contato (primeiro autor); introdução; objetivos; procedimentos metodológicos; resultados; considerações finais; e referências.

d) Os apresentadores deverão cumprir os seguintes horários para fixação, apresentação e retirada dos pôsteres:

Sessão de Pôsteres (domingo, 4 de novembro de 2018)
Fixação: 11h às 11h30
Apresentação: 12h às 13h (o apresentador deverá permanecer ao lado de seu pôster durante esse período)
Retirada: 13h às 13h30.

e) Os certificados das apresentações realizadas serão disponibilizados no site do evento, na seção “Comprovantes”, na “Área do Participante”.

MODELOS

MODELO DE APRESENTAÇÃO DO POWERPOINT
MODELO DE PÔSTER