O VI Congresso Paradesportivo Internacional contará com cerca de 60 docentes que participarão das atividades, sendo doutores, mestres e pesquisadores nacionais e internacionais de reconhecido mérito na área. Eles debaterão temáticas atuais ligadas às diferentes manifestações do paradesporto de alto rendimento.

Convidados Internacionais

Raul Reina Vaillo

Professor da Universidade Miguel Hernández Elche e da Equipe de Pesquisa do Centro de Pesquisas Esportivas. Professor em Atividade Física e Esportes Adaptados nas áreas em Atividade Física e Ciências do Esporte e Terapia Ocupacional. Diretor da Área de Atenção ao Estudante com Deficiência da Universidade Miguel Hernández. Mestrado Europeu em Atividade Física e Desporto Adaptado pela Universidade Católica de Leuven (Bélgica). Atualmente é membro do Mestrado de Educação do Mestrado Internacional em Atividade Física Adaptada (IMAPA). Coordenador da Classificação e responsável pela Pesquisa e Classificador Internacional da Federação Internacional de Futebol de Paralisia Cerebral (IFCPF). Vice-presidente do Comitê de Classificação e Classificação da Confederação Internacional de Esportes Boccia (BISFED). Presidente da Comissão de Classificação do Comitê Paraolímpico Espanhol. Classificador internacional de para-atletismo para o Mundial de Para-Atletismo. Sócio fundador da Associação Espanhola de Atividade Física e Esportes Adaptados (AEDAFA).

Rory Alan Cooper

Professor e Professor Distinto do Departamento de Reabilitação de Ciência e Tecnologia da Universidade de Pittsburgh (Pitt). Cooper é fundador e diretor dos Laboratórios de Pesquisa em Engenharia Humana, uma parceria entre Pitt, VA e UPMC Health System. Cooper é autor de cerca de 350 publicações de periódicos revisados por pares. Ele tem mais de 20 patentes concedidas ou pendentes. Ele foi medalhista de bronze nos Jogos Paraolímpicos, na Coréia do Sul. Ele estava no comitê diretivo do Congresso Científico Paraolímpico de 1996, realizado em Atlanta, GA, e do Cientista Esportivo da Equipe Paraolímpica dos EUA em 2008, em Pequim, China. Em 2013, Cooper recebeu o Prêmio Paralímpico Internacional de Realização Científica.

Gonzalo Javier Zufiaurre

Licenciado em Educação Física e Esportes: Faculdade de Motricidade e Ciências do Esporte – Universidade Abierta Interamericana-Lomas de Zamora, 1998. Docente de cursos com o tema – A criança com deficiência desde 1994. Professor de crianças e adultos com deficiência intelectual do PROGRAMA NACER. Coordenador Técnico Nacional da Federação Argentina de Esporte para os Cegos de 2009 a 2017. Chefe da Missão da Delegação Argentina no Campeonato Mundial de Judô do IBAS em Colorado Springs, EUA, em setembro de 2014.

Hadi Rezaeigarkani

Certificados: Educador do ParaVolley em 2018, Técnico Internacional do ParaVolley em 2003, Instrutor de ParaVolley da Equipe Iraniano e outros onze países. Carreira esportiva: Técnico Principal do ParaVolley em mais de dez campeonatos; Capitão e jogador da Equipe de ParaVolley do Iran por mais de dez campeonatos; Capitão e jogador da Equipe de ParaVolley do Iran nos seguintes Jogos Paralímpicos: Seul 1988 (Medalha de Ouro); Barcelona 1992 (Medalha de ouro), Atlanta 1996 (medalha de ouro). Conquistas nos seguintes Jogos Paralímpicos como o treinador principal da equipe de ParaVolley do Iran: Sydney 2000 (medalha de ouro), Atenas 2004 (medalha de prata), Pequim 2008 (medalha de ouro), Londres 2012 (medalha de prata) e Rio 2016 (medalha de ouro). Competições Mundiais de ParaVolley como treinador principal do Iran: Teerã 1998 (medalha de ouro), Egito 2002 (medalha de bronze), Holanda 2006 (medalha de prata), Oklahoma 2010 (medalha de ouro), Polônia 2014 (medalha de bronze), como capitão e jogador Noruega 1984 (Medalha de Ouro), Hungria 1986 (Medalha de Ouro), Holanda 1990 (Medalha de Ouro), Alemanha 1994 (Medalha de Ouro). Competições Mundiais de Clube de ParaVolley como treinador principal; China 2009, Medalha de Ouro pelo GostareshFooladGostar Club; Chinas 2011, Medalha de Ouro do Isfahan Zobahan Club; China 2013, medalha de ouro pelo clube SamenAlhojaj. Experiências Administrativas: Secretário Geral da AOPV (2014 – 2018 – 2022); Membro geral da IRISFD (2014 – 2018 – 2022); I. R. Membro Honorário do Conselho de NPC do Irã (2014 – 2018); Vice-Técnico do IRIDSF (2012 – 2014); Membro Executivo do World ParaVolley (2010 a 2012); Vice – Presidente da AOCVD ParaVolley (2008 – 2014).

Gudrun Doll-Tepper

Professora na Freie Universitaet Berlin e coordenadora da área de Educação Inclusiva, Atividade Física e Esporte. Desde 2006, ela é vice-presidente da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos e, desde 2007, presidente da Academia Olímpica Alemã. Ela está envolvida no movimento paraolímpico há muitos anos e publicou muitos trabalhos de pesquisa sobre questões relacionadas ao esporte paraolímpico.

Francisco Javier López Román

Bacharel em Medicina e Cirurgia do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas Experimentais. Pós-graduação em especialista em medicina familiar e comunitária. Estudos de pós-graduação na metodologia de pesquisa nas ciências da saúde. Grupos de pesquisa – fisiologia e nutrição aplicada ao esporte.

Convidados Nacionais

Andressa da Silva de Melo

Graduação em Fisioterapia; Especialista em Fisioterapia Musculoesquelética; Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica; Metrado em Ciências da Saúde (UNIFESP); Doutorado em Fisioterapia (UFSCAR); Pós-Doutorado em Ciências do Esporte (UFMG); Professora Adjunta do Departamento de Esportes da UFMG; Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG a nível de Mestrado e Doutorado; Fisioterapeuta do Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2007; Membro Pesquisador da Academia Paralímpica.

Cleudmar Amaral de Araújo

Formado em Engenharia Mecânica (UFU,1989), com Doutorado em Engenharia Mecânica (UNICAMP,1998). Atualmente, é Professor Titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia. Atua com pesquisas em Engenharia Biomecânica em linhas multidisciplinares como, Neurocirurgia, Ortopedia, Implantodontia, Ortodontia, Materiais dentários, Tecnologias Assistivas em saúde e esporte, dentre outras. Coordena o Laboratório de Projetos Mecânicos Prof. Henner A. Gomide (LPM) e o Centro de Inovações Tecnológicas em Esportes Paralímpicos (CINTESP). Foi secretário do Comitê de Bioengenharia da ABCM (2009 – 2011). Atualmente é pesquisador de produtividade do CNPq (PQ II) e pesquisador associado do Instituto Nacional de C&T em Biofabricação (BIOFABRIS). Coordena projetos de pesquisa patrocinados por importantes órgãos de fomento Brasileiros, possuindo mais de 300 publicações nas áreas de Engenharia Mecânica, Medicina, Odontologia, Biologia, Fisioterapia, Educação Física e Tecnologias Assistivas. Possui diversos registros de proteção intelectual em Tecnologias Assistivas na área da saúde e esporte. Seu trabalho busca melhorar a qualidade de vida das pessoas e o aumento da inclusão social das pessoas com deficiência com inovações tecnológicas em saúde de esporte.

Edgard Morya

Coordenador de Pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra em Macaíba-RN. Pós-doutorado em Neurofisiologia pelo Instituto de CIências Biomédicas da USP (2006). Doutorado em Neurofisiologia pelo Instituto de CIências Biomédicas da USP (2003). Graduado em Fisioterapia pela USP (1996).

Felipe Aidar

Professor Efetivo Adjunto II do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui Doutorado e Mestrado em Ciências do Desporto. Possui ainda Graduação em Educação Física, em Ciências Militares, Direito e Pedagogia. É docente dos Programas de Mestrado em Educação Física e de Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de Sergipe. Professor dos cursos de capacitação do Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2012. Professor de Diversos eventos no Brasil e Exterior.

Hésojy Gley

Médico Especialista em Medicina do Esporte e Ortopedia/Traumatologia. Doutor Pela Faculdade de Ciência Médicas da UNICAMP. Diretor Médico do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Membro da Comissão de AUT da Autoridade Brasileira do Combate à Dopagem.

Mauro Melloni

Graduado pela Puc Campinas em 2006, especialista em fisioterapia músculoesquelética pela Metrocamp, 2008, especialista em bioquímica do exercício, fisiologia, treinamento e nutrição esportiva pela Unicamp 2012, mestre em Clínica Médica pela Unicamp 2012, doutor em Ciências Médicas pela Unicamp, 2017, Professor do curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário de Jaguariúna, e dos cursos de pós graduação em Fisioterapia em ortopedia da Puc MG, Osteopatia da Metrocamp, e coordenador do serviço de Fisioterapia do Centro de treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Roberto Vital

Mestre em Ciências da Saúde – UFRN. Especialista em Medicina do Esporte. Especialista em Medicina Física e Reabilitação. Coordenador Médico do CPB. Médico da UFRN. Chefe do Departamento Médico do ABC-FC.

Rodrigo Ferla Martins

Coordenador Técnico da Seleção Brasileira de ParaTaekwondo. Coordenador Técnico da Seleção Brasileira Cadetes. Técnico de Certificado Internacional de Taekwondo pela WT – Federação Mundial de Taekwondo. Diretor Técnico da Federação Paranaense de Taekwondo. Responsável pela Academia Rodrigo Ferla de Taekwondo – Curitiba.

Taylor Brian Lavinscky Pereira

Licenciado em Educação Física – UESC/Ilhéus. Mestre em Educação Especial – UFSCar/São Carlos. Professor do Núcleo de Ski Country Paralímpico/São Carlos. Árbitro de Triatlhon e Partriathlon – Confederação Brasileira de Triathlon – CBTri.

Helder Costa Filho

Mestre em Oftalmologia pela UNIFESP. Responsável médico pela Visâo Subnormal no Instituto Benjamin Constant. Classificador visual pela IBSA e IPC desde 1993. Ex Presidente da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal.

Maria Regina Ferreira Brandão

Pós-doutorado em psicologia do Esporte. Professora do Programa de mestrado e doutorado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu – SP. Tem trinta anos de experiência na preparação psicológica de atletas olímpicos e paralímpicos e jogadores de futebol. Membro do Instituto Olímpico Brasileiro do COB e da Academia Paralímpica Brasileira. Coordenadora do Programa Empowering Coaching Brasil™.

Fernando Orso Alves

Graduado em Educação Física pela UNOESC campus Joaçaba e Especialista em Esporte Adaptado pela Estácio de Sá. Técnico e treinador da modalidade de Atletismo Paralímpico com ênfase nas Corridas em Cadeira de Rodas e Técnico Treinador de Esqui Cross-Country Paralímpico com ênfase em Sitski. Participação nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018 como Técnico de Esqui Cross-Country.

Linamara Rizzo Battistella

Médica Fisiatra. Professora Titular de Fisiatria da Faculdade de Medicina da Universisdade de São Paulo – FMUSP. Presidente Honorária da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine. Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pesquisa da USP – Novas Abordagens em Reabilitação de Lesões Encefálicas, Avaliação e Co-Coordenadora do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática – Neuromat. Coordenadora do Grupo de Trabalho Guidelines em Reabilitação do WHO/OMS. Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo desde 2008.

Leonardo Maiola

Formado em Educação Física com atuação na gestão esportiva por mais de 7 anos. Supervisor de Paracanoagem na Confederação Brasileira de Canoagem, com participação como chefe de equipe de Paracanoagem em diversos eventos internacionais, incluindo a coordenação da modalidade nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Aline Miranda Strapasson

Graduação em Educação Física (FACEPAL 1998); Especializações em: Treinamento Desportivo e Personal Training (FESURV, 2003) e Educação Psicomotora (FAESI, 2011); Mestrados em: Educação (UNICS, 2002) e Educação Física (Atividade Física Adaptação e Saúde) (UNICAMP, 2005); Doutorado em Educação Física (Atividade Física Adaptada) (UNICAMP, 2016); Foi professora das seguintes Instituições de Ensino Superior (IES): Fundação de Ensino Superior de Rio Verde – GO (FESURV); Faculdade de Pato Branco – PR (FADEP); Universidade Paranaense Campus Toledo – PR (UNIPAR) e Coordenadora dos Projetos extensão em Atividades Motoras Adaptadas das referidas IES. Atualmente trabalha na Faculdade de Americana (FAM); faz parte do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPESP) da Faculdade de Educação Física (FEF) UNICAMP; é aluna de pós-doutorado da FEF/UNICAMP sob orientação do professor Dr. Roberto Rodrigues Paes e trabalha com o ensino e treinamento de Para-Badminton (Badminton adaptado) para pessoas com deficiência na Associação Desportiva SANKALP. Também atua como árbitra estadual e nacional de Badminton e Para-Badminton..

Thiago Fernando Lourenço

Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano e Esporte – Faculdade de Educação Física – UNICAMP
Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano – Faculdade de Educação Física – UNICAMP
Bacharel em Treinamento Esportivo – Faculdade de Educação Física – UNICAMP
Cientista do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB
Diretor Científico do Grupo MINIAN – Saúde e Performance
Docente do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic – Campinas
Docente do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera – Campinas
Docente de cursos de especialização em Educação Física (NAR/SP), Nutrição (GANEP) e Nutrologia (ABRANUTRO).

Luís Santos

Doutorando e Mestre pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas na área Atividade Física Adaptada, linha de pesquisa em atividade física para pessoas com deficiências. Formado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, com obtenção dos títulos de Bacharel e Licenciado em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação Motora Adaptada da Universidade Estadual de Campinas – GEPAMA/UNICAMP. Professor da Academia Paralímpica Brasileira e Preparador Físico da Seleção Brasileira de Paracanoagem.