Começa a preparação

Atletismo e Natação treinam em São Caetano

Começou hoje a primeira fase de treinamentos das seleções de atletismo e natação paraolímpicas, na pista do CERV São José e na piscina do Conjunto Aquático Leonardo Sperate, em São Caetano do Sul (SP). O objetivo é a preparação para os campeonatos mundiais: o de natação será em agosto, na Holanda, e o de atletismo em janeiro de 2011, na Nova Zelândia.

Hoje pela manhã, as duas equipes treinaram. A tarde será reservada à avaliação física para os atletas da natação. No atletismo a programação é ao contrário: durante toda a semana, as manhãs serão dedicadas às avaliações físicas e técnicas e as tardes aos treinamentos.

“A seleção permanente já está se preparando para as Paraolimpíadas de 2012 na verdade”, explica Gustavo Abrantes, coordenador técnico do time da natação. “O principal estágio para Londres é o mundial deste ano”, justifica. O objetivo, segundo Gustavo, é conquistar em agosto, na Holanda, um bom número de vagas para o Brasil nos Jogos de 2012.

“Apesar da diminuição do número de vagas o Brasil tem conseguido aumentar o número de atletas nas Paraolimpíadas desde Sidney. É esse crescimento que a gente pretende confirmar neste mundial”, ressalta Gustavo.

“Esse primeiro encontro já é, na verdade, a continuidade do processo de avaliação que fizemos em dezembro”, ressalta Ciro Winckler, coordenador técnico da seleção de atletismo. Antes das festas de fim de ano, ano passado, os atletas fizeram uma série de avaliações físicas. “Eles vão estar dando continuidade ao que foi avaliado naquela oportunidade”, explica Ciro.

O coordenador técnico ainda explica que esses seis dias de trabalho servem mais para fazer um acompanhamento dos principais atletas do país. “Esporte individual é diferente, você não precisa de um tempo para entrosar. É mais ver como os atletas estão treinando, aprimorar algumas coisas e corrigir outras”, justifica.

Horários
Os 22 atletas convocados da seleção de atletismo treinarão em dois períodos, no CERV São José, em São Caetano: das 8h30 às 10h e das 15h30 às 18h. Eles serão divididos em três grupos, cada um com seu técnico: velocistas, fundistas e lançadores.

Já na piscina os treinos serão das 8h às 11h e das 16h30 às 18h.

 

Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (
diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (
manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)

Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (
thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Thiago Ypiranga (CPB) (
Thiago.ypiranga@cpb.org.br/ 61 3031 3035/61 8161 9271)

Ações do documento
Licitações
Licitações
Cadastro online
Inscrição Online