Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Classificação ESPORTIVA PARALÍMPICA

O que é a Classificação Esportiva Paralímpica?

A Classificação Esportiva Paralímpica (CEP) é uma forma de categorização específica do Movimento Paralímpico. Ela determina quais atletas são elegíveis para competir e como eles são agrupados para a competição. Cada modalidade esportiva determina seu próprio sistema de classificação. Tais sistemas de classificação são pautados no impacto da deficiência na ação motorada modalidade específica. Outras formas de categorização são utilizadas tanto no esporte olímpico quanto no paralímpico, como idade, peso corporal, sexo, nível de habilidade, entre outros.

Cada modalidade esportiva consiste em diferentes ações motoras, tais como correr, saltar, lançar, nadar, propulsionar uma cadeira de rodas,remar, atirar etc. Como os esportes exigem atividades diferentes, o impacto da deficiência em cada esporte também difere. Portanto, para que a classificação minimize o impacto do prejuízo no desempenho esportivo, a classificação deve ser específica de cada modalidade esportiva.

A CEP visa minimizar o impacto da deficiência no desempenho dos atletas, de modo que a excelência esportiva determine qual atleta ou equipe é o vencedor. Garantir que os atletas sejam classificados antes da competição é crucial para resguardar a integridade e credibilidade da competição.

É importante ressaltar que os sistemas de CEP são parte fundamental do esporte para pessoas com deficiência, independentemente do seu nível de competitividade, desde a iniciação ao alto rendimento.

Como funciona o processo de CEP?

A classificação consiste em um processo de avaliação do atleta. Primeiramente, é necessário verificar se o atleta se enquadra em pelo menos 1 dos 10 tipos de deficiência (8 tipos de deficiência física, deficiência visual e deficiência intelectual), confira o quadro abaixo:

Após a identificação de um ou mais tipo de deficiência descrito no quadro acima, os classificadores (profissionais responsáveis pela avaliação dos atletas) deverão realizar avaliações nos atletas e verificar se os mesmos atendem aos critérios mínimos de elegibilidades. Tais critérios são estabelecidos segundo as regras de classificação de cada modalidade.

Sabendo que o atleta é elegível para participar daquela modalidade específica, o próximo passo é verificar qual a classe em que o atleta em questão irá competir. E, por fim, verificar qual o status de classe desse atleta.

Saiba mais sobre a Classificação Esportiva Paralímpica no site do Comitê Paralímpico Internacional

Classificação por modalidade

Cada modalidade paralímpica é responsável por determinar suas regras de classificação esportiva paralímpica. Veja seu detalhamento na página de cada esporte adaptado.

Onde classificar

As classificações são realizadas dias antes da competição no mesmo local das disputas. O regulamento de cada competição deve informar qual o dia de publicação da “Agenda de Classificação”. Está agenda deve conter o nome, local, data e horário que o atleta deve comparecer para a classificação.

Saiba mais sobre as competições organizadas pelo CPB no calendário oficial do site.

Atletas Classificados

Após o processo de classificação, os resultados são armazenados e planificados em um documento que é denominado Masterlist, em inglês. Este documento, contém as informações referentes as classes e status de classe de todos os atletas da modalidade em questão. Confira na aba Masterlist as modalidades gerenciadas pelo CPB.

Educação

A Coordenação de Classificação Esportiva Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro trabalha com dois principais cursos de educação na área:

1- Formação de Classificadores
O curso de formação de classificadores tem como objetivo formar os profissionais credenciados para realizar as classificações em suas modalidades especificas.

2- Informação sobre Classificação
Os cursos de informação sobre Classificação tem o objetivo de divulgar e difundir informações sobre a Classificação Esportiva Paralímpica com intuito de atender desde os profissionais que trabalham com esporte até o publico em geral apaixonado pelo Movimento Paralímpico.

Saiba mais sobre nossos cursos aqui.

Seja um Classificador

Notícias Relacionadas

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery