COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO

atletismo basquete em cadeira de rodas bocha ciclismo esgrima em cadeira de rodas futebol de 5 futebol de 7 goalball halterofilismo hipismo judô natação paracanoagem remo rugby tênis de mesa tênis em cadeira de rodas tiro com arco tiro esportivo triatlo vela voleibol sentado

Academia Paraolímpica Brasileira

   0   0

Lançamento foi nesta segunda, em Uberlândia

 

Um marco histórico para o Esporte Paraolímpico Brasileiro. Foi assim que o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, definiu a Academia Paraolímpica Brasileira (APB), lançada na noite de ontem, em Uberlândia.

Andrew Parsons apresenta APB

“Certamente hoje estamos escrevendo algumas das páginas mais importantes do Esporte Paraolímpico Mundial”, afirmou Parsons.

A cerimônia de lançamento da APB aconteceu na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que sedia também o primeiro Centro de Formação de Profissionais do Esporte Paraolímpico (CEFEP).

Andrew Parsons explicou que a Universidade Federal de Uberlândia foi a escolhida para ser sede do CEFEP por ter sido primeira instituição a se por à disposição.

“A UFU respira Esporte Paraolímpico, foi uma escolha natural”, justificou Parsons, lembrando que Uberlândia foi a primeira cidade do país a ter uma instalação esportiva com nome de um atleta paraolímpico – a pista Ádria dos Santos.

 

A Academia Paraolímpica Brasileira

A APB é baseada em três pilares: relação institucional com o meio acadêmico; publicações; e formação de recursos humanos. Para tanto, o CPB firmou ontem a parceria com a UFU, e assinará também com a Unicamp e a Unifesp. Além disso, está programado para setembro o lançamento do primeiro livro com o selo da Academia, pela editora Atheneu.

Mas é no último item, da formação, que está o CEFEP, inaugurado ontem, em Uberlândia. É de lá que serão elaborados, organizados e ministrados os cursos de formação de profissionais do Esporte Paraolímpico, sejam presenciais ou à distância.

“Precisamos sistematizar nosso conhecimento, incrementar o nível do Esporte Paraolímpico, produzir novos saberes e aproveitar os já existentes no mais alto nível. A APB pretende formar árbitros, classificadores, técnicos, para melhorar o serviço que oferecemos aos nossos atletas”, explicou Parsons.

“Esse centro com certeza trará uma nova etapa para o esporte brasileiro, assim como foi a Lei Agnelo Piva”, avaliou o deputado federal Gilmar Machado (PT/MG).

Gilmar Machado lembrou que, quando foi relator da Lei Agnelo Piva, em 2001, foi o autor da emenda que obrigava que o CPB e o COB reservassem um percentual do valor recebido para o esporte escolar e universitário. E é essa verba que viabilizou a instalação da Academia Paraolímpica Brasileira.

“Para que a gente possa ter grandes atletas, é preciso formar profissionais”, ponderou o deputado, que foi aluno da UFU.

A cerimônia na UFU, que ainda teve o lançamento da logo da Academia Paraolímpica Brasileira e a assinatura do termo de cooperação técnica entre o CPB e a UFU, contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Alfredo Júlio Fernandes Neto; do vice-reitor da UFU, Darizon Alves de Andrade; do pró-reitor de extensão, cultura e assuntos estudantis e coordenador do CEFEP, Alberto Martins da Costa; da representante do Ministério do Esporte, Adriana Taboza; da representante da secretaria de esportes de Minas Gerais, Rosana Bastos, ex-atleta paraolímpica; do presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Cláudio Bosque; do secretário da Fundação do Esporte de Uberlândia (Futel), vereador Antônio Carrijo; além do vice-presidente do CPB, Luiz Claudio Pereira, e dos membros da Comissão Científica do CPB, responsáveis pela Academia.

 

Media Guide Comunicação

Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro

Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)

Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123) 

Em Brasília 

Thalita Kalix (Media Guide) – (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Thiago Ypiranga (CPB) (thiago.ypiranga@cpb.org.br /61 3031 3035/61 8161 9271)


Posts relacionados

Comitê Paralímpico Brasileiro e Governo do Estado de São Paulo lançam versão 2014 do Time São Paulo

Guto Marcondes fotógrafo de casamentos e eventosNa manhã desta quarta-feira, 16, no Parque Fontes do Ipiranga, local do futuro Centro de Treinamento Paralímpico Brasiliero, em São Paulo, ocorreu o lançamento do Time São Paulo-2014. Mais de 30 atletas participaram do evento que celebrou a renovação do programa, que consiste na parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria de […]

LEIA MAIS →

Campeões paralímpicos participam do lançamento do Time São Paulo-2014 nesta quarta-feira, 16

danieltratadaNesta quarta-feira, 16, cerca de 30 dos mais importantes atletas paralímpicos do Brasil estarão em São Paulo para a apresentação do Time São Paulo-2014. O evento será realizado às 10h30, no local onde será o futuro Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Atualmente em obras, o CT será a casa de 14 modalidades paralímpicas a partir […]

LEIA MAIS →

Soelito Gohr conquista medalha de ouro no Campeonato Mundial de Pista de Paraciclismo

foto (23)O catarinense Soelito Gohr conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Pista de Paraciclismo, realizado em Aguascalientes, no México. O título mundial veio no domingo, 13, último dia de competição, na disputa dos 10km da prova scratch, classes C1-C5. O experiente ciclista completou as 40 voltas em 18min42s234, deixando para trás o eslovaco […]

LEIA MAIS →

Cento e dez atletas de 15 países desembarcam em São Paulo para o Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação

8682107218_d8e3d40125_zCerca de 430 atletas paralímpicos disputarão, em São Paulo, de 24 a 26 deste mês, o Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação. A competição, realizada pela quarta vez na capital paulista, vale como uma etapa do Grand Prix de Atletismo do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e como um dos […]

LEIA MAIS →

Estão abertas as inscrições para o Programa Bolsa Atleta do Governo Federal

bolsa atletaO Comitê Paralímpico Brasileiro, por meio do Departamento Técnico, comunica a abertura das inscrições do programa Bolsa Atleta do Governo Federal, conforme cronograma abaixo: Pleito 2014 – Modalidades Olímpicas e Paralímpicas I – 14/04/2014 a 03/05/2014: inscrição online II – 14/04/2014 a 13/05/2014: envio de documentos comprobatórios III – 14/05/2014 a 12/06/2014: complementação de documentos, […]

LEIA MAIS →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

 
http://www.cpb.org.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css